As palavras podem literalmente reprogramar o nosso cérebro. Precisamos apenas de saber quais são – e como usá-las.
Durante milhares de anos, palavras sagradas têm sido passadas de pai para filho, de mãe para filha, de xamã para xamã e de curandeiro para curandeiro. Com o advento da escrita, essas mensagens começaram a ser preservadas para as gerações futuras, em papiros, em escrituras e em hieróglifos que resistiram à passagem do tempo – até chegarem aos nossos dias.
Gregg Braden, o visionário autor de A Matriz Divina, que estuda há décadas o poder das palavras ancestrais, tem visto a ciência dar-lhe razão. A neurociência e a biologia convergem atualmente na certeza de que a estrutura da linguagem altera o nosso cérebro – modelando as nossas ligações neurais. Ou seja, quando os nossos antepassados repetiam incessantemente uma oração, estavam intuitivamente a reprogramar-se em função das suas necessidades de conforto ou de cura.
Em Os Códigos da Sabedoria, o autor parte desse tesouro inesgotável de orações, cantos, mantras, hinos e escritos sagrados para nos revelar as palavras ancestrais que nos podem ajudar em cinco áreas essenciais: Proteção, Medo, Perda, Força e Amor. Acrescentou ainda um sexto capítulo dedicado aos códigos de poder (Eu quero e Eu sou), e uma Sétima Parte reservada a parábolas curativas.