Os Números da Desigualdade em Portugal
EUGÉNIO ROSA
Os Números da Desigualdade em Portugal

Os Números da Desigualdade em Portugal

EUGÉNIO ROSA

Em Portugal todos empobreceram com a crise. Menos os ricos, que ficaram ainda mais ricos. Os números provam-no.

É só fazer as contas. Em Portugal, 10% dos mais ricos detêm quase 60% de toda a riqueza do país. E continuam a enriquecer de ano para ano. Do outro lado da barricada, os pobres estão cada vez mais pobres e a classe média perdeu grande parte do seu poder de compra. Estamos a construir uma sociedade cada vez mais desigual, com tudo o que de negativo isso implica: aumento da tensão social à diminuição do crescimento económico. A crise agravou as desigualdades numa dimensão que escapa ao olhar distraído. Mas os números recolhidos pelo economista Eugénio Rosa são claros. O autor compilou e analisou, em várias áreas, mais de meio século de dados. E deu relevo aos anos da Troika – período em que a diferença entre ricos e pobres mais se extremou.
As conclusões são chocantes. Ao analisar a riqueza sob diferentes ângulos, o autor descobre desigualdades escondidas. Se observarmos à lupa a mais-valia criada pelos trabalhadores, a propriedade financeira ou patrimonial, ou ainda quem paga ou não impostos, começamos a perceber melhor a real dimensão da desigualdade.
Eugénio Rosa apresenta todos os números e analisa-os à luz do pensamento de economistas como Carlos Farinha, Joseph Stiglitz, Mark Blyth ou Thomas Piketty. E conclui que a desigualdade na distribuição de riqueza e rendimentos é um dos maiores travões ao nosso crescimento económico.


Eugénio Rosa é formado e doutorado em Economia pelo ISEG e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Aberta e pelo ISCTE.
É membro do conselho geral da Associação Mutualista – Montepio Geral, membro da assembleia geral e do conselho geral e de supervisão da Caixa Económica, Montepio Geral, sendo também consultor económico de várias associações sindicais.
Publicou vários livros sobre a economia portuguesa: Inflação e os Trabalhadores (1973); A Economia Portuguesa em Números (1975); Uma Nova Politica Económica: Ao Serviço das Pessoas e de Portugal (2006); Os Grupos Económicos e o Desenvolvimento em Portugal no Contexto da Globalização (2013), este último, a sua tese de doutoramento. No seu blog www.eugeniorosa.com dedica-se à publicação de estudos sobre problemas económicos e sociais.
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Os Números da Desigualdade em Portugal - eBook
EUGÉNIO ROSA