Como Vencer a Fome Emocional - eBook
TERESA BRANCO
Como Vencer a Fome Emocional - eBook

Como Vencer a Fome Emocional - eBook

TERESA BRANCO

Quem nunca teve vontade de devorar batatas fritas e chocolates? Comer sem fome pode ser um vício. E o vício tem cura.

Quantas vezes não chegamos a casa, corremos para a despensa e procuramos ali consolo? Sabemos que nos falta alguma coisa, mas não sabemos bem o quê. E de repente, quase sem dar por ela, estamos com um pacote de bolachas na mão (ou batatas fritas, ou gelado), hipnotizados pela televisão, a comer sem pensar...
É um mecanismo de compensação, que justifica as compulsões alimentares. Tem razões biológicas e fisiológicas, mas sobretudo emocionais. Veja-se o caso da Maria, uma rapariga de 18 anos, que era incapaz de controlar o que comia sempre que se envolvia em situações de conflito – só mais tarde, depois de perceber que na origem do seu descontrolo estavam as constantes discussões dos pais, é que recuperou o peso certo.
Tal como a Maria, há milhares de pessoas que comem sem fome. E em muitos desses casos, as razões são emocionais, como a falta de auto-estima ou o stresse, que motivam a procura incessante da dopamina (uma hormona geradora de prazer) que libertamos ao comer. Para a fome emocional há no entanto uma cura – e não é a dieta. Nesses casos há que ir mais fundo, às motivações últimas da compulsão. Este livro mostra como fazê-lo.


Teresa Branco licenciou-se em Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, onde concluiu o mestrado em Exercício e Saúde e o doutoramento em Gestão do Peso. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, onde trabalhou como investigadora em gestão do peso entre 2000 e 2005, viria a ser premiada pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2007, pelo seu desempenho profissional. O seu percurso académico prosseguiu na Universidade de Harvard. É autora de vários livros entre os quais Peso Pesado (2011), que foi o livro de dietas mais vendido em Portugal nesse ano e o bestseller Emagreça Comigo (Lua de Papel, 2012). Diretora do Instituto Prof. Teresa Branco – Clínica de Gestão do Peso, é responsável por uma rubrica de gestão do peso na SIC Mulher e desempenhou também as funções de fisiologista no programa Peso Pesado da SIC.

partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Como Vencer a Fome Emocional
TERESA BRANCO
Emagreça comigo
TERESA BRANCO
Quando o Corpo Começa a Mudar - eBook
TERESA BRANCO
Inflamação
TERESA BRANCO