"O trigo dos nossos dias é o resultado de alterações para se obter plantas de maior rendimento e com resistência à doença, à seca e ao calor." Dr. William Davis em
Sem Trigo, Sem Barriga
15/12/2016

Numa das lojas mais bonitas do Porto, a tarde do dia 15 de Dezembro vai ser dedicada à descoberta dos azeites, em três momentos: degustação de pratos do Chef Rui Paula (16h30), seguida de masterclass de Francisco Pavão (17h30) e lançamento do livro Os 100 Melhores Azeites de Portugal (18h30), de Edgardo Pacheco. A entrada é livre.

 

Quinta-feira, dia 15 de Dezembro de, 16h30

Oliva & Co   .    Rua Ferreira Borges, 60/62.   Porto  (ao Palácio da Bolsa)


OS 100 MELHORES AZEITES DE PORTUGAL

De EDGARDO PACHECO

Fotografia de JORGE SIMÃO

 

Edgardo Pacheco é licenciado em Comunicação Social e é jornalista desde 1992. Em 1996 começou a escrever sobre temáticas gourmet, em especial na revista Sábado, a que se dedicou durante sete anos. Dentro da mesma área, escreve actualmente no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios e é apresentador do programa de gastronomia Prato da Casa (CM TV).

Com pós-graduações em Geografia, Gestão de Projectos Culturais e Marketing de Vinhos, é frequentador regular dos cursos anuais de análise sensorial de azeites do Instituto Superior de Agronomia.

Sendo dos poucos jornalistas em Portugal que escreve regularmente sobre azeites, é frequentemente jurado de concursos nacionais de vinhos, queijos e azeites.

É autor, juntamente com Fernando Melo, do Guia de Restaurantes de Portugal (2014).

 

 

Num país cuja História se confunde com o cultivo do azeite, muitos consumidores têm apenas uma vaga ideia sobre esta extraordinária gordura vegetal. Temperam distraidamente a salada ou regam o bacalhau sem pensar duas vezes. Não sabem o que perdem. Porque o mundo dos azeites esconde uma extraordinária riqueza à espera de ser revelada – e usufruída.

Tal como nos vinhos, há “castas” (que colhem o nome de cultivares ou varieda­des); há regiões DOP, há aromas e sabores inconfundíveis. E há, também, todo um saber: de onde vêm, como prová-los, como detectar as notas dominantes, o picante ou o amargo, perceber com que pratos se casam melhor.

Quem embarca nessa jornada de descoberta, nunca mais pára. Apreciar o sumo da azeitona é um vício, e dos bons, porque o mercado português está agora “ma­duro” – temos cada vez mais azeites que rivalizam com os gregos, espanhóis e até italianos.

Compreende-se assim o prazer com que Edgardo Pacheco apresenta Os 100 Melhores Azeites de Portugal – número redondo a que chegou depois de meses a provar os virgem extra. Oferece-nos as notas de prova de cada um, mas também tudo o resto: o ABC dos azeites é um verdadeiro curso de iniciação à cultura do azeite, que ajudará o leitor a tornar-se, rapidamente, num entendido.

E porque o azeite é para ser desfrutado, este guia acaba no seu prato. Vinte e cin­co dos melhores chefs a trabalhar em Portugal interpretam as especificidades dos diferentes azeites em receitas arrojadas, que vão do Robalo Marinado ao Gelado de Lima Kaffir, passando pelo Pão de Ló de Azeitona.