"O trigo dos nossos dias é o resultado de alterações para se obter plantas de maior rendimento e com resistência à doença, à seca e ao calor." Dr. William Davis em
Sem Trigo, Sem Barriga
05/12/2016

Não perca a apresentação do livro de Edgardo Pacheco, seguida de prova de azeites.  


Apresentação de João Paulo Martins 

Masterclass de Francisco Pavão

Segunda-feira, dia 5 de Dezembro de, 19h00

KUC Kitchens   .    Travessa da Fábrica dos Pentes, 8  .   Lisboa


OS 100 MELHORES AZEITES DE PORTUGAL

De EDGARDO PACHECO

Fotografia de JORGE SIMÃO

Num país cuja História se confunde com o cultivo do azeite, muitos consumidores têm apenas uma vaga ideia sobre esta extraordinária gordura vegetal. Temperam distraidamente a salada ou regam o bacalhau sem pensar duas vezes. Não sabem o que perdem. Porque o mundo dos azeites esconde uma extraordinária riqueza à espera de ser revelada – e usufruída.

Tal como nos vinhos, há “castas” (que colhem o nome de cultivares ou varieda­des); há regiões DOP, há aromas e sabores inconfundíveis. E há, também, todo um saber: de onde vêm, como prová-los, como detectar as notas dominantes, o picante ou o amargo, perceber com que pratos se casam melhor.

Quem embarca nessa jornada de descoberta, nunca mais pára. Apreciar o sumo da azeitona é um vício, e dos bons, porque o mercado português está agora “ma­duro” – temos cada vez mais azeites que rivalizam com os gregos, espanhóis e até italianos.

Compreende-se assim o prazer com que Edgardo Pacheco apresenta Os 100 Melhores Azeites de Portugal – número redondo a que chegou depois de meses a provar os virgem extra. Oferece-nos as notas de prova de cada um, mas também tudo o resto: o ABC dos azeites é um verdadeiro curso de iniciação à cultura do azeite, que ajudará o leitor a tornar-se, rapidamente, num entendido.

E porque o azeite é para ser desfrutado, este guia acaba no seu prato. Vinte e cin­co dos melhores chefs a trabalhar em Portugal interpretam as especificidades dos diferentes azeites em receitas arrojadas, que vão do Robalo Marinado ao Gelado de Lima Kaffir, passando pelo Pão de Ló de Azeitona.



Edgardo Pacheco é licenciado em Comunicação Social e é jornalista desde 1992. Em 1996 começou a escrever sobre temáticas gourmet, em especial na revista Sábado, a que se dedicou durante sete anos. Dentro da mesma área, escreve actualmente no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios e é apresentador do programa de gastronomia Prato da Casa (CM TV).

Com pós-graduações em Geografia, Gestão de Projectos Culturais e Marketing de Vinhos, é frequentador regular dos cursos anuais de análise sensorial de azeites do Instituto Superior de Agronomia.

Sendo dos poucos jornalistas em Portugal que escreve regularmente sobre azeites, é frequentemente jurado de concursos nacionais de vinhos, queijos e azeites.

É autor, juntamente com Fernando Melo, do Guia de Restaurantes de Portugal (2014).