O Paradoxo do Chimpanzé
PROF. STEVE PETERS
O Paradoxo do Chimpanzé

O Paradoxo do Chimpanzé

PROF. STEVE PETERS

Imagine que perde a cabeça num episódio no trânsito. Começa aos berros, a buzinar raivosamente… Horas depois, ao pensar no sucedido, interroga-se: Como foi possível? Eu não sou assim! Episódios deste género acontecem à maioria das pessoas. Quando o Chimpanzé assume o comando, tanto pode provocar-lhe um ataque de pânico quando tem de falar em público, como levá-lo a comer demais. O “eu” racional (o Humano, que pensa logicamente) é “atropelado” pelo “eu” irracional (o Chimpanzé, que pensa emocionalmente).Ambos coabitam em si desde que nasceu. O Chimpanzé, por ser o mais forte, não se deixa dominar; mas com as técnicas certas, pode aprender a geri-lo com eficácia. E é aí que entra o revolucionário modelo mental criado pelo Professor Steve Peters.  
Depois de duas décadas a trabalhar como psiquiatra clínico, Steve Peters saltou para as primeiras páginas dos jornais quando levou a equipa britânica de ciclismo a arrebatar doze medalhas nas Olimpíadas de Pequim.
O modelo ensina-nos a alinhar a força do Chimpanzé com os objetivos do nosso ser racional. Imagine que tem uma semana aflitiva de trabalho pela frente. Em vez de ter uma voz a dizer-lhe “é impossível, nunca vais conseguir”, terá antes a extraordinária energia do seu Chimpanzé a motivá-lo (pense nos ciclistas a verem a meta à sua frente, e no tipo de Chimpanzé que os levou  à vitória).

"Um livro fantástico. Oferece técnicas simples e eficazes para melhorarmos a nossa vida."
Ronnie O’Sullivan
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
O Paradoxo do Chimpanzé - eBook
PROF. STEVE PETERS