"Se ficou triste,não faça de conta que nada se passa. Desabafe a dois, numa espécie de conclave de pais. Fúria guardada é que não pode ser!" Eduardo sá
Zona Crítica
RICHARD PRESTON
Zona Crítica

Zona Crítica

RICHARD PRESTON

“Um dos livros mais assustadores que li na minha vida. Que extraordinário trabalho de investigação!” Stephen King

A gruta Kitum, no Quénia, foi escavada ao longo de séculos por manadas de elefantes, que ali procuravam sombra e minerais. Gigantesca, guarda nas suas entranhas uma floresta petrificada, e é o habitat natural de insectos, morcegos e um dos vírus mais letais do mundo. Ninguém sabe o que terá levado Charles Monet, um francês discreto, a visitá-la num belo dia de 1980, na companhia da namorada. Charles era um naturalista, amante de pássaros e animais. E na gruta, levado pela curiosidade, mexeu onde não devia. Infetado pelo vírus do Ébola, foi o primeiro caso a ser conhecido no Ocidente. E alertou o mundo para uma das mais perigosas e letais ameaças à sobrevivência do ser humano.
Zona Crítica é a história real da descoberta do vírus do Ébola e das suas variantes. E é uma história de terror absoluto, narrada ao ritmo de um thriller. Richard Preston, jornalista da prestigiada revista New Yorker, pesquisou tudo o que havia a pesquisar, entrevistou médicos, cientistas, vítimas e militares. E neste livro notável, combina as descobertas da ciência com o relato de um dos segredos mais bem guardados da história recente dos Estados Unidos


Richard Preston, jornalista do New Yorker, é autor de vários livros sobre temas como o bioterrorismo e doenças infecciosas. Quer escreva obras de ficção ou não ficção, parte sempre de uma recolha exaustiva de dados e da realização de entrevistas com especialistas na área.
Em 1992 publicou na New Yorker o artigo Crisis in the Hot Zone (Crise na Zona Crítica) que viria a dar origem a este livro, publicado em 1994 e que se tornou num imediato bestseller. A obra serviu de inspiração ao filme Outbreak – Fora de Controlo (com Dustin Hoffman no principal papel) e vai ser adaptada por Ridley Scott para uma minisérie televisiva. É autor também do thriller The Cobra Event (1998), sobre uma ameaça bioterrorista (obra essa que levou o president Bill Clinton a investigar as ameaças desse género à segurança dos Estados Unidos) e The Demon in the Freezer (2002) sobre a erradicação do virus da varíola.
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Zona Crítica - eBook
RICHARD PRESTON