"Evoluir espiritualmente significa viver com coragem, gratidão e respeito, por si próprio e pelos outros." João Medeiros em
A Carta
29/05/2020

WORKSHOP: FERMENTAÇÃO DE VEGETAIS

29 de maio, quarta-feira, às 19h00

Instituto Macrobiótico | Rua da Anchieta, 5 – 2ª Esq. | 1200-023 Lisboa

Lugares limitados à lotação da sala | Reserve o seu lugar




Sandor Katz, o mais conceituado especialista mundial em fermentação, vem a Lisboa dar um workshop imperdível para quem quer aprender a fermentar os seus próprios vegetais. A entrada é gratuita mas limitada aos lugares disponíveis, por isso a inscrição é obrigatória.

https://www.facebook.com/events/2264879657121515/?active_tab=about

 

A BÍBLIA DA FERMENTAÇÃO >Newsweek

Sabia que o pão, queijo, vinho, cerveja, café ou chocolate são o resultado de um processo extraordinário – a fermentação – que os nossos antepassados já praticavam muito antes de saberem ler ou escrever?

Há milhares de anos a fermentação era apenas uma maneira prática de conservar a comida. Aos poucos, porém, outros benefícios foram sendo descobertos. Graças ao trabalho invisível de milhões de micróbios, os alimentos indigestos (como o leite ou a soja) podiam ser transformados em comidas fáceis de digerir (como o iogurte ou o tofu).

Com a industrialização, porém, a fermentação natural praticamente desapareceu. Os picles, o chucrute ou o kefir, à venda nos supermercados, têm poucas ou nenhumas culturas vivas na sua composição. Perdeu-se sabor e perderam-se os incríveis benefícios para a saúde – pois as bactérias são essenciais para a vitalidade da nossa microbiota.

Felizmente para o mundo, Sandor Ellix Katz apaixonou-se um dia pela fermentação. A viver numa comunidade rural do Tennessee, transformou a sua cozinha numa espécie de laboratório de alimentos vivos. Nunca mais parou, sendo hoje reconhecido como uma das maiores autoridades mundiaIs na matéria. Percorre meio mundo a dar workshops, aprendendo por sua vez os segredos de diferentes povos e tradições – que nos deram iguarias como o kimchi, o miso, as dosas ou o tempeh.

Em Os Segredos da Fermentação, o autor, premiado com o James Beard Award (o “Oscar da alimentação”), ensina como se cozinham e preparam – em casa – os alimentos fermentados. Vai encontrar aqui mais de cem receitas, desde as cervejas tradicionais ao queijo, passando pelo pão, vinho e chutney. Numa viagem que tem tanto de geográfico como de gastronómico, conhecerá também a fascinante ciência e a riquíssima cultura que a fermentação esconde.

 

Sandor Ellix Katz é uma das maiores autoridades mundiais em fermentação, e geralmente visto como um dos grandes responsáveis pelo revivalismo dessa arte milenar. Autodidata, apaixonado pela jardinagem, cozinha e nutrição, vive no interior do Tennessee, onde há décadas começou a fazer experiências na área da fermentação.

Em 2003 publicou em edição de autor Os Segredos da Fermentação, uma obra então absolutamente pioneira, que em 2016 foi reeditada em versão revista e aumentada.

Em 2012 editou a obra The Art of Fermentation, que lhe valeu o James Beard Award (também conhecido como o Oscar da alimentação).

Militante acérrimo da causa, deu centenas de palestras e workshops sobre fermentação em todo o mundo. Apelidado pelo New York Times como “a mais improvável estrela da gastronomia americana”, tem sido alvo de vários artigos nos mais importantes órgãos de comunicação social do mundo, do Brasil ao México.

Saiba mais em www.wildfermentation.com

 

Pode fazer a inscrição através deste link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-workshop-os-segredos-da-fermentacao-com-sandor-ellix-katz-60130054612?utm_term=eventurl_tex