"Evoluir espiritualmente significa viver com coragem, gratidão e respeito, por si próprio e pelos outros." João Medeiros em
A Carta
03/11/2015
Stoner será o protagonista da próxima tertúlia organizada pelo Clube de Leitores da livraria Bulhosa (Entrecampos) e contará com a presença do editor José Prata.

Stoner é o livro que fez brilhar o esquecido escritor John Williams, passados 50 anos da sua publicação, tornando-se um inesperado bestseller em toda a Europa. É uma história que respira honestidade contada numa prosa sem pretensiosismos que, de tão sossegada, mexe com o leitor.

Em 2013, os leitores da livraria britânica Waterstones elegeram-no o melhor livro do ano.
Julian Barnes, Ian McEwan, Bret Easton Ellis, entre muitos outros escritores, juntaram-se ao coro e resgataram a obra, repetindo por outras palavras a síntese do jornalista Bryan Appleyard: “É o melhor romance que ninguém leu”.

Com a aclamação crítica, mais premente se tornou a interrogação: porque é que um romance tão emocionalmente exigente renasce das cinzas e se torna num espontâneo sucesso comercial nas mais diferentes latitudes?
A resposta está no romance. Na era da híper-comunicação, Stoner devolve-nos o sentido de intimidade, deixa-nos a sós com aquele homem tristonho, de vida apagada. Fechamos a porta, partilhamos com ele a devoção à literatura, revemo-nos nos seus fracassos; sabendo que todo o desapontamento e solidão são relativos – se tivermos um livro a que nos agarrar.

Autor, editor e professor, John Williams (1922--1994) escreveu quatro romances: Nothing but The Night (1948), Butcher’s Crossing (1960), Stoner (1965) e Augustus (1972), o último dos quais foi premiado como National Book Award.

Terça-feira, 3 de Novembro, 18h00, na Livraria Bulhosa, Entrecampos, Campo Grande, 10 – B, Lisboa